splash

Mosaico de Fotos

24 de maio de 2012

Aprender outro idioma

Muito antes de ser uma mãe/cuidadora eu fui professora de inglês por muitos anos. Vendia Dava aulas para qualquer idade, tive alunos de menos de 3 até mais de 65 anos. Parei para ser mãe, mas ainda tenho um aluno ou outro em aulas particulares, sempre que posso contar com o tempo do pai para ficar com Alice e com isso não enferrujar.

Antes de ser mãe já era muito questionada sobre a idade para começar o estudo de uma língua estrangeira e agora com o contato maior que tenho com outras mães, o questionamento é frequente.

Bem, Alice está com 21 meses agora e já fiz planos e escolhi material para começar ensiná-la oficialmente assim que completar 24 meses.
Experimentar a língua estrangeira escolhida desde muito cedo é essencial para que haja melhor aproveitamento do potencial que a criança tem para aprender qualquer som, qualquer pronúncia e que se perde com o tempo, com o contato da criança apenas com a língua natal. O objetivo das aulas é portanto a ambientalização com o idioma de forma mais natural e agradável possível, através de música, vocabulário atraente para o universo infantil, brincadeiras e  audio com falantes nativos. É explorada a fala e audição, a escrita só deve ser introduzida após o processo de alfabetizaçao da língua nativa e de forma gradual. O ensino de estruturas gramaticais só deve acontecer depois de 11 ou 12 anos.

A grande questão é como escolher uma boa escola pra uma criança tão pequena. Na minha opinião, é preciso verificar o método de ensino se corresponde ao que citei como sendo importante nessa idade e conhecer o professor ou professora, avaliar a experiência e empatia com crianças, colocar a criança para fazer pelo menos duas aulas experimentais e observar como a criança se sentiu. Essas aulas não devem durar mais de 40 minutos, e duas vezes na semana são suficientes.

Hoje em dia muitas escolinhas oferecem aulas de inglês na sua grade de ensino, é bom verificar a qualidade dessas aulas seguindo as mesmas dicas, com olho clínico mesmo, pois uma aula ruim na primeira infância pode arruinar o aprendizado para o resto da vida.
Das inúmeras crianças que acompanhei no aprendizado de inglês, chegaram à adolescência com fluência, pronúncia e desenvoltura para ouvir e falar nunca mais alcançados por alunos que começaram aprender depois dos 12 anos ou já adultos.

Aos pais, mães, avós, tios e quem se interessar pelo assunto e quiser mais informações ou tirar dúvidas, pode entrar em contato comigo que vou adorar ajudar no que puder.

6 comentários:

  1. Eu também dava aulas de inglês antes da Lú nascer. Parei porque quis me dedicar a ela só. Mas acho muito legal começar cedo. Luísa tem aulas na escola e aqui em casa, ela me pergunta muitas coisas. A pronúnica é ótima, e espero que ela goste tanto da língua quanto eu! beijos

    ResponderExcluir
  2. Andrea, excelente post, excelente. Sempre me questiono se deveria colocar a Manu numa escola blingue ou nao e se sim, se ela deveria ser alfabetizada em ingles ou em portugues. Aqui em Sao Paulo tem escolas que qdo eles ainda sao pequenos, as aulas sao todas em ingles, mas a medida que crescem, eles sao alfabetizados em portugues, mas tem algumas aulas em ingles. Fico muito na duvida. Eu sou fluente na lingua e gostaria muito que a Manu tb aprendesse desde cedo. Mas fico perdida em como proceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, se quiser vc mesma dar aulinhas pra ela posso te passar o material que eu encontrei, é muito bom, e depois a gente vai trocando dicas...
      bjs

      Excluir
  3. Muito bom o post! ^^

    tem selinho pra vc aqui:
    http://omundodesayuri.blogspot.com.br/p/selinhos.html

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Andrea, CLARO que eu vou querer trocar umas figurinhas com você depois, e pegar umas dicas para fazer um home study com a Lara também! =D

    ResponderExcluir
  5. Olá! Aprender desde cedo um novo idioma é fundamental para futuramente se destacar no mercado de trabalho. Não apenas no trabalho, mas como fonte cultural mesmo.

    Eu estou próximo de colocar meu filho em um curso de inglês:

    http://www.culturainglesa.net/wps/portal/cursos_de_ingles

    Penso ser muito importante até um terceiro idioma nos dias de hoje. Aprender coisas novas nunca é demais.

    Boa sorte com o seu filhote. Abraço! :)

    ResponderExcluir