splash

Mosaico de Fotos

26 de junho de 2012

Valor X Preço

Penso muito sobre como ensinar para Alice o valor das coisas e o preço também. E hoje em dia não é fácil, qualquer saidinha podemos cair na tentação de comprar alguma coisinha baratinha pra ela. E é justamente nisso que procuro estar sempre atenta. Não banalizar o ato de presentear ou comprar só por causa do preço baixo.
Quando vamos para praças procuramos aquelas que não tem comércio de tranqueirinhas ou comidas. Mas nem sempre é possível fugir. Domingo pela manhã fomos a um evento em uma praça onde haviam muitas coisas sendo vendidas para crianças. Alice viu pipoca e pediu, o pai explicou que aquela pipoca não era boa, que tinha sido feita fazia tempo e que em casa a mamãe faria pipoca pra ela. Um tempo depois ela comeu a banana que levamos e depois almoçou muito bem na casa da avó. A noite depois do jantar, lembramos a pequena do ocorrido e fomos os três para a cozinha fazer pipoca, foi uma farra, levantei a tampa da panela e ela viu as pipocas estourando e depois sentamos nós duas no sofá e comemos a pipoca fresquinha, uma delícia.
Ela também viu uns cataventos industrializados na mesma praça, negamos sim, ela tem catavento de papel em casa, super bonitinho. Não precisava daquele, distraimos ela com os brinquedos da praça e pronto.
Quando ela tem festa de aniversário de amiguinhos, nós saímos todos juntos pra comprar o presente, avisamos Alice que tem aniversário, que vamos comprar presente, ela fica andando pela loja de brinquedos com o pai enquanto escolho, até hoje não pediu nada. E na hora da festa entrega o presente com uma carinha muito satisfeita, adora presentear.
Sempre que ganha algo, pode ser qualquer coisa, eu e o pai ensinamos ela a agradecer. E de uns tempo pra cá ela já faz de forma espontânea. E mesmo se a pessoa que deu não estiver presente, ela faz uma carinha fofa e diz: "Obrigada, obrigada." 
O papai ajuda bastante na hora de mostrar o valor das coisas do dia a dia, na hora do almoço ele pergunta se a comida está gostosa e fala que foi a mamãe quem fez pra ela, e fala pra Alice agradecer.
Acreditamos que são pequenas coisas enquanto Alice é bem novinha que poderão fazer grandes diferenças quando ela for crescendo...



2 comentários:

  1. A Lara tbm já diz as palavras mágicas com fundamento, sabendo quando dizer. De umas 2 semanas pra cá é que descobriu o que é presente, mas ainda associa à caixa, à embalagem. Estamos galgando com cuidado. Tomara que certo. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal.. adorei a educação, a explicação das coisas.. Porque tem pais que nem saem de casa com seus filhos com medo de pitis euheuehuheue
    Também quero ensinar o Miguel a agradecer sempre que receber presentes e elogios.Nada como um 'por favor' e 'obrigado'.

    Lindinha a Alice!!
    Verdadeiras princesas se comportam assim! :)


    Beijos!!!

    ResponderExcluir