splash

Mosaico de Fotos

14 de agosto de 2012

Das coisas que aprendi sobre alimentação (da Alice)

Alice está fazendo 2 anos essa semana e com isso são 24 meses sendo mãe em tempo integral, cuidando de tudo. Sobre a alimentação eu já tinha muitas teorias, pois tive primos bem mais novos, sobrinhos, e a experiência como professora de crianças pequenas.
E então lá fui eu para prática, e sinceramente muitas das coisas que eu imaginava se confirmaram:

- oferecer variedade de alimentos antes de 1 ano ajuda a manter a qualidade da alimentação quando a criança entrar na fase de não aceitar bem alimentos novos;
- se a criança parar de comer algo que costumava comer, parar de oferecer por um tempo e depois voltar e nunca falar perto da criança que ela não gosta de algo;
- prestar atenção na quantidade de comida que a criança come para não encher demais o prato e ter noção se a criança está comendo bem ou se está diminuindo muito;
- mesmo antes da criança falar, perguntar se quer continuar comendo se ela não está mostrando interesse, mostrar quando comeu bem, elogiar e principalmente respeitar os dias que a criança não está com apetite;
-evitar oferecer alimentos que a criança gosta muito sem acompanhamentos, corre o risco da criança começar a querer comer apenas esses alimento e não aceitar outros;
- deixar um intervalo de 2 horas e meia a 3 horas entre as refeições, principalmente antes das refeições principais, almoço e jantar;
- se a criança não quiser comer em uma refeição, esperar o horário mais próximo possível da próxima refeição;
- ter uma rotina de sempre oferecer o mesmo tipo de alimento em determinada hora do dia, por ex: leite pela manhã e a noite, fruta no lanche da manhã e tarde;
- saber os alimentos favoritos da criança para ajudar nos dias que ela não estiver com fome ou que estiver dodói;

Esses dias Alice estava almoçando muito menos do que o usual. Parei para analisar e percebi que a minha mocinha andava pedindo biscoitos parquinho a fora. Ela adora biscoitos de polvilho e agora que é indepentende e não tem vergonha nenhuma é só ver uma vasilha que vai até a pessoa e pede mesmo. Não é fácil lidar com as influências que vem de fora e quanto mais a criança estiver em contato com outras pessoas mais elas vão aparecer.
Hoje resolvi começar a tentar reverter a situação. Alice tomou leite quando acordou e comeu pão. Antes de sairmos para o parquinho comeu uma banana. Tomei o cuidado de manter ela distante das comidinhas dos amigos do parquinho.
Aproveitei o tempo friozinho de hoje e fiz uma sopa com ingredientes variados e com lentilha que ela adora e macarrão de estrelinhas que é divertido. Bingo! Alice comeu o tanto que costuma comer e ainda um pouquinho mais.
Eu sei que muita teoria sobre qualquer coisa que a gente tenha pode não se realizar na prática, mas somos seres com raciocínio e podemos sim, aprender observando e tirando conclusões mais acertadas.



azeite, cebola, alho, sal, curry, carne moída, cenoura, abobrinha, batata, lentilha e macarrão.








6 comentários:

  1. Sempre dicas boas, hein? Adoro passar aqui pra ler e rir com as frases da Alice. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótima as dicas ... parando aqui pra analisar lá em casa estamos nesse mesmo ritmo! Mas olha como é dificil as pessoas que estão em volta intenderem que so queremos o melhor, por aqui a Lavinia nunca tomou refrigerante, mas confesso que é uma luta de todos intenderem e não darem pra ela!

    Beijãoo

    ResponderExcluir
  3. hummm adorei as dicas, e que sopinha com cara boa, ate eu comeria ...

    bjinhus

    ResponderExcluir
  4. ai Déia .. brigada pelas dicas .. eu amei!! Vou prestar atenção nesta coisa de quantidade .. não me ligava nisso ... aki tenho problemas pra luma comer .. ela ama as papinhas nestlé e tem recusado o que eu faço, pode??!!! ela tb pede tudo pra todo mundo na escola e na rua ... morro de vergonha ... mas faz parte né .. tb tenho tentado tirar ... bjs amigaaa

    ResponderExcluir
  5. Super dicas, adorei.
    Pois as vezes acho que não sei lidar muito bem com a alimentação da Alissa.
    Um beijo pra vc e pra essa pequena Princesa....

    ResponderExcluir
  6. Quando eu tiver um segundinho faço um curso intensivo com você sobre alimentação!!! hehehe

    ResponderExcluir