splash

Mosaico de Fotos

18 de outubro de 2012

Escola (parte 1)

Alice está oficialmente matriculada para estudar no próximo ano quando estará com 2 anos e meio.
A princípio não tínhamos a intenção de colocá-la antes de 3 anos (concordando com o pediatra dela) , mas observando Alice decidimos que já está na hora dela.
Primeiro, ela pede para ir pra escolinha desde que visitou a escola dos primos pouco depois de fazer 1 aninho.  Segundo, ela já se comunica verbalmente com facilidade. Terceiro, os dias estão cada vez mais longos com Alice em casa na parte da tarde. Sinto que ela precisa de um lugar que possa desenvolver outras habilidades, conhecer outras pessoas e ambiente. Estar um pouco londe de mim que cuido dela desde que nasceu. Quarto, encontramos a escola que acreditamos ser a melhor para esse momento dela.

Mesmo percebendo tudo isso ainda estava insegura quanto ao início das aulas, se ela vai ter segurança em ficar na escola sem a presença minha ou do pai. Mas para eu ficar um pouco mais tranquila recebemos aviso três semanas atrás que não poderíamos mais acompanhar Alice durante a aula de Musicalização que ela frequenta uma vez por semana desde que completou 1 ano.
Decidimos sair gradativamente da sala de aula, então semana passada o pai ficou no jardim da escola e eu levei Alice até a sala de aula, com a intenção de ficar uns 10 minutos e depois sair, mas quando ela soltou da minha mão e entrou, eu falei que esperava por ela lá fora, fechei a porta e sai sem pensar...
Sentei ao lado do marido e ficamos lá olhando pra porta esperando a hora que a professora viria com Alice chorando e querendo a gente. E o tempo passou, e a aula terminou e aí sim, Alice veio toda sorridente e feliz encontrar o papai e a mamãe que estavam mais perdidos do que cego em tiroteio.

É um sentimento maluco, bate uma vontade lá no funco dela chorar e me querer e sentir minha falta e bate um orgulho danado por ela ter autonomia para ficar sem a nossa presença e se sentir bem mesmo, não se sentir abandonada, e não precisar de tal da "adaptação".
Hoje teve outra aula e pensei que podia ser diferente, ainda esperei que ela só pedisse pra eu entrar junto, mas que nada, dessa vez nem precisei levá-la até a porta da sala de aula, fiquei abandonada antes da porta de entrada da escola e lá foi ela com a professora dela, mas que somente apresentou as crianças para uma professora que veio substituí-la na aula dessa semana.

É isso, estou me adaptando ainda, e também me preparando para ficar a tarde toda sem minha pequena no próximo ano. Me sentindo abandonada, mas eu vou me adaptar. Sei que vou...



6 comentários:

  1. Ui... já dá vontade de chorar, rs. A Lara vai com 3, se nada mudar. Estamos fazendo como você: observando e vendo o que acontece. Coragem, mamãe! Adificuldade é só nossa, elas vão que vão! BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que passo importante na vida de vocês e principalmente na de Alice. Achei que ela iria mais tarde pra escolinha pelo que você mesmo demonstrava por aqui apesar que eu sempre achei ela inteligente demais,e acho que tirará de letra esse lance de escolinha rss.
    Más acredito que quando os Pais estão de comum acordo e acham mesmo pelos atos da criança que chegou a hora disso ou daquilo,que ela está de fato preparada tudo funciona..

    Lavínia também será matriculada em breve,(primeiro temos que sanar tantas dividas que a obra gerou kkkk.)Eu acho ela parecida com Alice no sentido de ser hiper ativa demais para ficar em casa com tanta energia para gastar.

    Tó vendo que esse negocio de adaptação é para nos viu as crias estão tirando tudo de letra rsss... Qdo nos mudamos pra casa nova a cerca de um mês achei que iria rolar uma adaptação de Lavínia algum estramento enfim, más até hoje nada, Gracas ao Papai do céu.

    Enfim,que comentário longo é que eu gosto mesmo de falar/digitar rs.. Espero depois um post falando mais a respeito da escolinha que escolheram pra pequena e os pontos que procuravam a respeito da mesma.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. que legal, parece que ela esta bem madura mesmo na questão d escolinha. A minha mais velha foi com 4 anos, começou bem, mas depois que eu tive minha segunda filha, ela declinou, mas já é outro caso. quando a gente vê eles assim tão " independente" concordo com vc que é um sentimento maluco mesmo, hehe, faz parte. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. ai amiga nossas garotas estão crescendo não resta mais duvidas ... boa sorte nessa nova fase e sei que Alice vai tirar de letra

    ResponderExcluir
  5. aaah Alice é tão esperta... a escolinha vai fazer um bem danado pra ela =)

    Boa sorte pra vcs nessa nova fase!
    beijão

    ResponderExcluir
  6. Andrea, muito feliz sua decisão! Sofia já vai a escola há mais tempo (está hoje com 2 anos e 1 mês) quando eu trabalhava em horário integral. Mas como dinheiro não compra felicidade, pedi demissão e estou curtindo minha pequena feliz da vida!rs... Ela vai só à tarde, das 13 às 17 h. O ritual diário almoço/escovar dente/colocar uniforme aqui em casa é uma alegria só. Vai feliz da vida, cantando, me dá um beijo na porta, diz o "te amo" mais fofinho deste mundo e eu fico com cara de tacho...rs... Feliz por ter feito a escolha certa em relação à escola mas apertada por dentro por ver minha filha conquistando sua independência...a adaptação é mesmo nossa e não dos pequenos. Encaro a escola nessa fase como uma extensão da diversão de casa da Sofia. No dia em que ela quer dormir mais, levo-a mais tarde um pouquinho.Aqui, só alegria. Boa sorte e prepare-se para muitas emoções!! rs... Abraços!

    ResponderExcluir