splash

Mosaico de Fotos

30 de março de 2012

Aprovado pela mamãe e Alice

Primeiro, quero agradecer os recadinhos no post anterior. Alice se recuperou, dormiu bem, acordou de bom humor, se alimentou da forma usual. Agora tira a soneca da tarde, até agora o dia dela voltou ao normal, e minha pequena está de volta...sapecando demais como sempre.


 Compramos o porta biscoitos da Munchkin para Alice comer biscoitos, pedaços de frutas, sozinha e sem muita bagunça. Ontem testamos com pedacinhos de bolacha de água e sal, antes se eu desse a bolacha inteira Alice despedaçava toda, então eu tinha que ir dando pedaços que ela já pudesse colocar  na boca de uma vez. Agora é só colocar os pedacinhos no potinho e ela se vira, e como adora novidade, está curtindo demais!

 

29 de março de 2012

Alice dodói

Amanheceu anteontem com febre, demos antitérmico e passou. Seguimos o dia normal, ela e o pai me acompanharam na dermatologista, mas estava irritadiça, chorosa. Até minha médica logo perguntou o que havia com Alice que ela nunca chora.
No caminho para casa ela dormiu no carro, antes de almoçar, outra raridade. Acordou chorosa pouco tempo depois e com febre, demos um antitérmico/analgésico leve, mas achei a febre alta e coloquei ela na banheira para ajudar abaixar. Acabou almoçando um pouco depois das 15:00, mas almoçou bem como de costume.
Como a febre passou e ela não tinha outro sintoma, comeu gelatina e fomos para o parquinho, ela brincou, mas estava se irritando facilmente e chorosa. Voltamos para casa perto das 18:00 e a febre voltou alta, ainda não era hora de dar remédio, então o pai colocou ela no banho para controlar um pouco a temperatura, ela estava quietinha e tremendo, nunca tinha visto Alice daquele jeito, assusta demais. Dei o antitérmico/analgésico novamente e ela dormiu um pouco, acordou chorosa e muito quente com o coraçãozinho disparado, corri com ela para o banho novamente. Dessa vez ela já começou brincar na banheira, me molhar toda.
Demos um tempo, e dei janta pra ela, comeu metade do que está acostumada. E ficou brincando na sala. Na hora de colocar na cama, decidimos pela cama compartilhada, ela no meio da gente pra podermos monitorar a febre e o estado dela. Tomou leite e demorou muito pra dormir, depois acordou as 2:00 chorosa por causa do mal estar da febre, demos remédio e muita calma para ela voltar a dormir.
Acordou ontem (quarta) sem febre, levamos ela ao pediatra. Ele examinou ela inteirinha, ela chorou e lutou muito, precisou do pai e eu para segurá-la, na hora eu com muita dó pensei: "Não é nada grave, mas ela precisa ser bem examinada." e segurei firme a pequena.
A única coisa que o pediatra encontrou foi uma irritação leve na garganta (por isso ela está babando tanto) ele manteve apenas os dois remédios que eu já estava dando (um por indicação minha mesmo, e outro por indicação dele pelo cel na noite anterior) falou para observarmos se aparecesse outro sintoma, aftas, mais febre.
Por não ter passado bem a noite, o sono está desrregulado, Alice não dormiu de jeito nenhum depois do almoço ontem, e apagou no meu colo a caminhho do parquinho pouco depois das 16:30.  Voltamos para casa e ela dormiu até as 19:00, depois jantou tarde e tivémos que atrasar a hora de ir pra cama, demorou muito para adormecer.
Acordou pouco depois de 00:30 e despertou, nada de voltar a dormir, parece que a garganta dói e ela fica irritada. Demos analgésico e  esperamos com paciência, nem sei que hora ela voltou a dormir.
E hoje acordou as 10:20 (normalmente acorda antes das 7:00) nem tentei fazê-la dormir depois do almoço, está aqui sapecando pela sala enquanto eu tento terminar esse registro que comecei ontem depois do almoço.
Gosto de ter tudo anotado, para consultar, a nossa memória não é confiável mesmo...

22 de março de 2012

Os dispensáveis NÃOS

Primeiro, muito obrigada pelos comentários no post anterior, bom demais desabafar e saber que foi "lida" e que tem tanta mamãe no mesmo barco.

É fato que a palavra que uma criança mais ouve desde que nasce é NÃO, inevitável, é um tanto de coisas que elas querem fazer que NÃO pode...
Acontece que a criança começa a falar e aprender e comete muitos "erros" e precisamos nos policiar para que a correção desses erros do aprendizado não serem sempre acompanhados por um NÃO...

Alice começou falar cedo e agora fala pelos cotovelinhos, e ela é curiosa, e demonstra gostar de saber nome de tudo, e nós (pai e mãe) estimulamos e ensinamos muito. E lógico que Ela comete erros, muitas vezes por distração, outras por não estar interessada no assunto e outras por não ter mesmo aprendido ainda.
O que tentamos fazer é mostrar o erro por comparação ou falando o correto, sem contudo falar a palavrinha negativa antes de qualquer coisa.
Ela conhece as cores, mas quando está distraída troca o verde pelo azul e vice-versa, ontem me mostrou algo azul e falou:
"Vedi."
eu então peguei um bichinho verde e coloquei perto, e perguntei: "Que cor é essa?"
 "Vedi"
"E essa?" (voltando a atenção para o que Ela havia chamado de verde)
"Zul."
 Até a semana passada Ela apenas falava o nome dela corretamente se a gente falasse pausadamente, então Ela repetia, mas se alguém perguntassse, ela dizia: "Íci." eu então ajudava repetindo, Alice, sem falar a palavrinha negativa. E de repente a pequena começou falar perfeitamente e fala o dia todo: "Alice, Alice, Alice..."

 Alice acabou de completar 1 ano e 7 meses, é perigoso achar que por Ela estar aprendendo bem, devemos ficar corrigindo o tempo todo e correr o risco de estressar a pequena demais, não posso exigir que Ela sempre acerte o "oxo" e "lilás" (muitas vezes Ela diferencia os dois e fala lilás direitinho) não é fácil para muitos adultos. Dias atrás entrei no quarto dela vestindo uma blusa que eu chamaria de vinho escuro desbotado, Ela olhou e disse: "Marrom." pai olhou pra mim com aquela cara de não corrige, mas a danadinha percebeu e disparou: "Oxo? Osa?" foi muito engraçado.

Divertido demais acompanhar as descobertas dela, também ajudamos Alice não falando errado com Ela, nem repetindo seus erros, e assim a pequena vai aprendendo e principalmente gostando de aprender. E é certo que Ela ainda vai cometer muitos erros fofos e eu vou correr aqui pra contar...

21 de março de 2012

Panela de pressão

Por muito tempo quando eu via mães cuidando de filhos eu questionava se eu teria paciência, calma e se principalmente, cuidar de de um filho seria um prazer. Antes mesmo de engravidar, pai e eu decidimos que eu cuidaria de Alice nos primeiros anos da vidinha dela. Morria de medo de não dar conta, mas Alice nasceu, e nem sei quando eu tomei consciência de que eu levava jeito mesmo pra coisa. Cuidar, alimentar, brincar, tudo muito fácil, muito divertido.
Acontece que minha menina é extremamente sapeca, (tá muita gente sabe que eu pedi assim, e pra quem não sabe, eu não estou, nem posso reclamar, Alice é do jeitinho arteiro que sonhei), mas tem hora que fica difícil, muito difícil cuidar  Dela. Aquela hora que Ela não quer mesmo colaborar, não quer sair de um lugar, não quer vestir roupa, ou trocar fralda, aja paciência, e isso nunca me faltou...até ontem...
Eu explodi por dentro, depois de tentar, sem êxito, colocar a janta de Alice no fogo enquanto Ela brincava na sala...e precisar interromper o processo, várias, inúmeras vezes para tirar Alice de algum lugar, de pegar coisas que não pode. Eu não gritei, eu não usei de violência física com Ela, mas eu fiquei muito nervosa com aquela situação.E tive medo, muito medo de perder a calma com Ela e fazer coisas que eu não concordo, como gritar ou bater.
Liguei pro marido, perguntando que horas ele viria para casa, e cai no choro no meio da ligação, ele correu pra casa, chegou dentro de 10 minutos, me acalmou, pegou Alice para ir ao supermercado.
Á noite, depois de Alice dormir, combinamos, por sugestão dele, que não vou tentar fazer nada, absolutamente nada, quando Alice estiver acordada e eu sozinha com a pequena sapeca.
É sempre um alívio poder contar com um companheiro assim que me ajuda e me acalma...parece que estou renovada para continuar cuidando da Alice com a calma, paciência e prazer de sempre.

19 de março de 2012

19 meses da Alice no nosso país!

Esse mês passou ainda mais rápido, também, fevereiro rouba uns dias da gente...e de repente Alice faz 1 ano e 7 meses, ainda gosto de contar por meses como no título do post.
Continua desenvolvendo a fala rapidamente, todo dia, a cada hora. Corrige palavras que falava errado, aprende novas, usa muitos verbos, conjuga certo e errado também. Fala, fala, fala, fala tanto que muitas vezes não nos dá chance nem de abrirmos a boca para responder.
Acho muito bom que Ela já consiga se expressar por palavras, nós ajudamos, damos "nomes" aos sentimentos que ela demonstra sentir como: medo, susto, nervoso, brava, frio, calor, fome, saudade, amor...e Ela vai aprendendo. A palavra fofa da vez é: "Sozinha", Ela fala pra tudo, pra comer, pra mexer no computador, para escovar os dentes, tomar banho etc, etc, etc.
Continua sem parada, não senta para brincar, mas tem brincando com outras crianças (meninos) no parquinho, de carrinho, de subir no bancos, de explorar a vegetação...
Realmente notamos que Ela gosta de livros, e começou prestar mais atenção nas histórias, antes de dormir eu chego perto da caminha e ela pede: "Livo, história." Toda noite leito duas histórias curtas pra Ela.
Come bem, mas não está aceitando a fruta que eu escolho, tem comido mamão quase todo dia, e acrescentamos a gelatina aos lanchinhos, a Minha Gelatina da Otker, com ingredientes mais naturais. Experimentou picolé de fruta e adorou, então combinamos de uma vez por mês levar Alice para tomar um "Colé". Pão de queijo é outra guloseima que precisamos controlar, se Ela vê ou mesmo sem ver pede, uma vez por semana é dia de lanchar pão de queijo.
O sono tem dias e dias tranquilos e depois uns 2 ou 3 mais complicados em que Ela choraminga no meio da noite, ou desperta as 6:00 da manhã (normalmente acorda as 7:30) isso acontece se Ela dorme depois das 21:00 ou se o dia não foi muito atarefado e Ela não gastou toda energia Duracell que tem.
 Depois que mudou para a caminha, tanto na soneca depois do almoço quanto à noite, precisamos ficar ao lado da cama, senão a pequena aparece na sala, com a carinha bem sapeca e fala: "Oi!"
Alice não chora com frequência, nem por muito tempo sem parar, nem quando cai e se machuca de leve (só lembro de uma vez em que não queria ficar no berço e chorou pra valer, até os vizinhos no outro dia perguntaram se Alice estava doente, por não serem aocstumados com o choro dela) Mas anda ficando muito brava se contrariada, e o bicho pega, geralmente conseguimos transformar a birra em brincadeira (idéia do pai) dizendo: "Alice, está nervosa, olha, como Ela está nervosa..." e Ela passa a se imitar e começa a rir, vamos ver até quando iss vai funcionar.
Pai e mãe também judiam, como Alice não costuma chorar, quando Ela chora por motivo bobo, eu e o pai morremos de rir, tadinha...mas é tão fofo. E quando Ela percebe a gente rindo, Ela começa a se imitar chorando e consegue ficar ainda mais fofa.
E lá vou eu, mãe/cuidadora rumo aos 20 meses, só posso dizer que está valendo cada segundo ao lado da Alice, mesmo aqueles que eu tenho que respirar profundamente e manter a calma a todo custo e lembrar que eu pedi uma garotinha arteira assim do jetinho que Ela veio pra gente...

"Colé, sozinha." para
comemorar o mesversário.
Brincando de "icolinha"
na carteira improvisada pela mamãe.







No vídeo, papai lavando o cabelo da Alice...

16 de março de 2012

Páscoa

Acredito que a época que mais fazemos planos para um filho é quando estamos grávidas, eu alisava a barriga e sonhava, até listinha de coisas que queria fazer ou não, eu fiz. Uma delas é comemorar algumas datas de forma especial, e agora com a Páscoa chegando lembrei de como comemoramos a primeira Páscoa da Alice ano passado. Ela estava com pouco mais de 6 meses, então eu fiz um coelhinho de tecido, o pai chama o coelho de Tosco, por causa dos olhinhos propositalmente tortos, Alice brinca com ele até hoje, é o "Colho".

Esse ano Alice já percebeu a invasão dos ovos de Páscoa nos supermercados, o pai ensinou o nome e outro dia no supermercado eu ouvi: Ovo Pácua, dá pá mim, dá ...pá mim. E Ela nunca comeu chocolate, pede apenas por ser algo bonito de se ver e atrativo. Então, papai e mamãe decidiram que esse ano Alice vai ganhar UM ovo de chocolate, com algum brinde legal, mas ainda não vai comer o chocolate. Também vou fazer outro coelho de tecido pra Ela, espero que fique mais bonitinhos do que o anterior.

 Na correria do dia a dia esquecemos do significado da Páscoa e nos rendemos ao comércio exagerado dos ovos de chocolate. Quando dava aulas, a segunda depois da Páscoa era de competição entre as crianças, quantos ovos tinham ganhado, juro que via crianças que diziam ter ganhado QUINZE ou mais ovos.

Podemos pensar em muitas outras alternativas para presentear crianças pequenas ou maiores, aqui vão algumas dicas que encontrei por aí, são apenas imagens tiradas da net, a maioria de sites não brasileiros, por isso nem tem links, são apenas idéias mesmo, para fugir de todo esse comércio de ovos de chocolate que a Páscoa se transformou, algumas coisas dá pra fazer em casa, outras dá até pra ter ajuda das crianças, quem quiser se arriscar posso passar dicas de algumas que sei fazer é só entrar em contato:


Sabonetinhos
Sabonetes com brinquedinhos dentro.



Sabonetinhos simples.


Gizes de cera feitos com restos
de giz em forminhas de chocolates.

Mais gizes de cera.
Pintura com molde vazado,
bem simples de fazer.







Aplique em tecido para meninos.
Apliques fofos para os maiorzinhos.
Babador para os pititicos.
Tic tacs de feltro, fáceis de fazer.

Ponteiras fofinhas.
Coelhinho de tecido.
Dedoches em feltro.
Coelho em feltro e tecido.
Biscoitos confeitados.
Mais biscoitos.
Uma história de Páscoa
Ana Maria Machado.
A Surpresa de Páscoa dos Brinquedos
Ciranda Cultural
Guirlanda da porta de casa,
eu que fiz, Alice adora!


Brinquedo de madeira.
Madeira e feltro, super colorido.
Para pequenas vaidosas

13 de março de 2012

Primeiro corte de cabelo

Alice tem cabelos cacheados (tóin óin óin, como o pai ensina Ela falar), ou seja, demora para aparecer o comprimento, e dava um medo danado de levar para cortar e não acertarem, cortarem demais. Então não tive pressa, esperei até Ela crescer um pouco (quase 19 meses) e o cabelo também...
Sábado marquei para eu cortar o cabelo, é a terceira vez que vou nessa cabeleireira, antes foram quase 3 anos de salão em salão aqui em BH e não gostava. Essa é ótima, super experiente e muito profissional. Então, ao invés de ir em salão infantil, com decoração e carrinhos no lugar das cadeiras e diploma de primeiro corte (ãh???) escolhi minha cabeleireira para cortar o cabelo de Alice.
Primeiro, em casa o papai contou, mostrou uma tesoura, fez de conta que cortava os cabelinhos dela com o movimento dos dedos imitando uma tesoura e fazendo uma sonoplastia.
Chegando lá, papai mostrou a cabeleireira cortando o cabelo da mamãe, Ela ficou super quieta, prestando muita atenção (só novidades fazem Ela ficar assim, paralisada por alguns instantes) e enquanto a mamãe secava o cabelo foi a vez de Alice. Papai sentou Ela na cadeira, e Ela ficou lá com a cara mais deliciosa do planeta, quieta, e deixou a cabeleireira cortar o cabelinho, ela acertou na nuca, e tirou pontinhas ressecadas do cabelo todo, adoramos! A escolha de uma profissional competente e segura do que estava fazendo foi muito importante.
Bem que papai sempre diz que tem que preparar Alice para o que vai acontecer. Desde quando Ela era muito bebezinha  ele conversa muito com Ela. Segundo o papai, precisamos respeitar as crianças e nunca jogar elas numa situação nova sem preparo antecipado e muita calma.









12 de março de 2012

Copo de treinamento/transição

Logo que Alice completou 18 meses decidimos dar férias permanentes para a mamadeira de leite, que Ela toma pela manhã assim que acorda e a noite antes de dormir. Procurei por um copo de treinamento que tivesse bico de silicone, anti respingos e BPA Free (lógico).
Encontrei o copo transição da Munchkin de 300 ml, com todas especificações que eu desejava. E lá fomos nós para o "Test Drink", na mesma noite que mudamos Alice para a caminha apresentamos o novo copo para Ela. Alice sempre gostou de novidade, então adorou o novo copo e poder tomar o leite sozinha (esse é a palavra da vez por aqui, tudo Ela quer: Sozinha, sozinha) antes de darmos o papai testou o bico (ele testa todas mamadeiras e copos, para verificar o fluxo) e dessa vez eu também testei, percebi que Ela teria que sugar um pouco mais do que o bico da mamadeira e fiquei um pouco apreensiva.
Na primeira noite Ela não tomou tudo, parou algumas vezes, achei que podeira estar cansada e/ou fosse devido a novidade. Mas nas manhãs e noites que se seguiram foi tudo bem, Ela curte bastante o novo copo, geralmente toma tudinho, é fácil de segurar e não respinga. Ele também é fácil de limpar, ou seja, está aprovadíssimo.


8 de março de 2012

Consulta de Rotina

Desde que completou 12 meses as consultas passaram a ser de 3 em e meses, então Alice foi ao pediatra aos 15 meses e agora com 18 meses, essa ficou um pouquinho atrasada por causa do carnaval, Alice completou 18 meses dia 17 de fevereiro e foi ao pediatra  dia 5 de março.
Dias antes começamos preparar Alice para a consulta, o papai leu com ela um livro da Casa do Mickey em que Margarida brinca de médica e cuida do Pluto, Minnie, Bafo...explicamos que Ela iria ao médico, que ele ia olhar os "dodóis" dela, que ela tinha que mostrar os dentinhos, blá, blá, blá.
Alice se comportou muito bem, deixou o pediatra examinar tudo numa boa, mas quando ele pegou aquele aparelho estranho e veio olhar seu ouvido, a pequena não gostou não, a lerda da mãe esqueceu de preparar ela para o que ela menos gosta, mexer em seu ouvido...Ela continua abaixo da "média" no peso e acima no comprimento: 9,750 e 82 cm.
Está tudo bem com Ela, tiramos algumas dúvidas como, se podemos dar camarão, o pediatra disse que Ela já come peixe sem problemas, nunca teve alergias, mas que é sempre bom dar novos alimentos em casa, nada de viajar para praia e resolver dar um camarãozinho pela primeira vez.
Alice quase nunca é picada por insetos, parece não atrair como o pai e a mãe, mas quando é picada fica um calombo em uma área grande e demora muito para desaparecer, estamos passando uma pomadinha para a alergia que foi confirmada pelo pediatra, vamos agendar uma consulta com dermatologista para ser melhor avaliada.
Outra questão é o sono, Alice não gosta de dormir e luta bravamente contra o sono, o pediatra falou do que já sabemos, rotina e paciência...também percebemos que depois do carnaval, viajamos, e quando voltamos Alice estava indo para cama mais tarde, demorando cada vez mais para dormir e com sono agitado, chegando a despertar algumas vezes. Erro nosso, que gostamos de brincar com a pequena e íamos deixando o tempo passar. Fazem três noites que voltamos a colocar a pequena na cama antes das 21:00 e ela dorme a noite toda sem problema algum.
E  a última coisa foi sobre o desenvolvimento da fala. Conversamos com o pediatra sobre  como Alice tem se mostrado apressadinha para aprender, e como devemos lidar com isso, para que a pequena continue se desenvolvendo bem, como estimular da forma certa, sem exageros e a hora de ir pra escola.
Esse acabou sendo o assunto principal da consulta, contamos ao pediatra as coisas que Alice anda fazendo e falando, difícil, pois só quem convive com Ela por um tempo pode realmente conhecer nossa pequena.
Alice conta até 11 sem errar, aprendeu em músicas e desenhos, eu e o pai nunca ensinamos, e assustei a prineira vez que Ela começou contar na minha frente, Ela arrisca até o 15, mas ainda erra um pouco. Aprendeu as cores: vermelho, laranja, amarelo, marrom, verde, azul, preto, branco, rosa, roxo e lilás. (lelho, ranja, lelo, marrom, sêti, zul, peto, banco, osa, oxo, lilás). Reconhece e fala o nome de muitos bichos, deferencia, leão, onça e tigre; e também baleia, golfinho, tubarão dos demais peixes, conhece alguns bichinhos não comuns como: arraia, polvo, cavalo-marinho. Imita o som de vaca, ovelha, burro, tigre, passarinho, galo, cachorro, gato, abelha, pato...Conhece muitos personagens pelo nome, muitos  Ela nunca viu  os desenhos, aprende vendo eles em mochilas e roupas de outras crianças: Bob Esponja, Pablo, Tasha, Bela, Branca de Neve, Jasmine, Pooh, Leitão, Tigrão, Homem Aranha...dos que Ela assite sabe todos nomes do Cocoricó, Casa do  Mickey, Dora Aventureira, e outros. Asssitiu Nemo e Carros uma vez e agora acha o Nemo, Dory e Mcqueen (Máquim) nas roupas, brinquedos e acessórios das crianças no parquinho. Já usa muitos verbos: subir, pegar,descer, dormir, acordar, apagar, acender, correr, beber, brincar, voltar, sair...Arrisca algumas conjugações como: Sobe, Subiu, Desce, desceu...Pede coisas falando assim: Dá pá mim...Acha, pá mim...Pega, pá mim...Alice usa plural com frequência, se vê mais de um botão por ex, fala botões...também me mostra quanto tem dois brinquedos nas mãos, vem falando: Dois, dois.
O pediatra simplesmente falou pra gente a palavra, BRINCAR, e que não aconselha mandar Ela pra escola agora. Ficamos mais tranquilos, pois é justamente o que fazemos, brincamos, e deixamos Ela brincar muito e não queremos mandar Ela pra escola pelo menos até o próximos ano.

 Outras coisas fofas:

Alice chama o que é grande de mamãe e o que é pequeno de bebê, qualquer coisa, já chamou uva pequena de bebê e a grande de mamãe, a mão do pai é mamãe e a dela é bebê, ela tem urso bebê e urso mamãe, pedra bebê e pedra mamãe, mas faz uns dois dias que ela começou falar pedrona, acho que ela está começando a usar pequeno e grande e vai para de chamar as coisas de mamãe e bebê...

Ela aprendeu as formas: círculo (cículo), quadrado (ado) e triângulo (gulô) e acha essas formas em tudo, estampas de roupa, elevador, brinquedos e fala, fala, fala.

Cantarola algumas musiquinhas como "Brilha, brilha estrelinha..." Nana nenê." e completa com palavras várias músicas que cantamos com ela.

Hoje pela manhã, estava tomando leite e vendo  George O Curioso, ele mergulhou uma banana em tinta vermelha e azul para descobrir que cor teria, quando ele mostrou a banana, Alice tirou a boca do copo de leite e me falou: "Lilás."




Ontem, Alice com essa  figura aí de cima nas mãos e  mamãe na cozinha, então eu pergunto:
"Que cor é o peixe grande?"
"Ranja"
"E o peixe pequeno?"
"Osa."
"E o gato?"
"Banco."

P.S.: O post ficou enorme, mas é um registro pessoal das coisas de Alice que eu quero muito lembrar no futuro.

2 de março de 2012

Essa família é minha, só MINHA

Está fazendo mais de 18 meses que sou uma mãe/cuidadora e esse tempo tem me feito pensar sobre como esse nosso modelo de família tem dado certo e como ele é único, só nosso. Antes de engravidar eu e marido conversamos muito no que seria bom pra gente, em como queríamos criar e educar nossa filha ou filho. Decidimos que nos primeiros anos nossa cria não teria babá nem iria para berçário ou escolinha, que eu ficaria em casa para cuidar.
Nos preparamos para engravidar, e logo que descobrimos o positivo os cuidados com a minha tranquilidade, conforto e alimentação foram redobrados. O marido saia para trabalhar e eu ficava em casa "chocando", e era muito bom, pois eu tinha um sono terrível ótimo durante a gravidez, também pude preparar todo o enxoval, pintar, bordar e fazer hidroginástica.
Também nos mudamos para um ap maior e na mesma rua do parque do bairro,  que já tínhamos conhecimento de ser muito frequentado por crianças pequenas e eu podeira levar Alice com frequência. Ficamos também mais perto do trabalho do pai, 5 minutinhos a pé, ele vem almoçar em casa, e a tarde pega a gente no parquinho.
Desde que decidimos ser uma família nós conversamos muito sobre as mudanças que teríamos nas nossas vidas, e em como gostaríamos de viver.
Somos uma família grude, estamos sempre juntos, se um não pode ir, geralmente não vamos. Respeitamos muito a idade da Alice e suas necessidades de rotina, horário para comer e dormir. Durante a semana eu cuido dela a maior parte do tempo, mas o pai que dá banho depois do almoço e coloca pra dormir. E quando chega do trabalho é hora de sentar no chão da sala e brincar com a pequena, depois papai ajuda dar banho, coloca pijama e  dá o leite e a mamãe lê uma história, depois disso a noite é do papai e mamãe.
Finais de semana é de passear e fazer as compras para a semana, os passeio são em parques, praças, museus, teatro etc.
Cada dia que passa e posso vivenciar o desenvolvimento da Alice eu me sinto realizada como mãe e como mulher que descobriu uma vocação que não sabia existir, a de cuidar de uma criança. Dá muito trabalho, é difícil mesmo, mas hoje eu sinto que para a nossa família foi a melhor escolha que poderíamos fazer.
Existem muitas formas diferentes de se constituir uma família, o erro está em tentarmos copiar ou achar que existe um modelo perfeito a ser seguido. Sim, eu observo todas as mães ao meu redor, eu pego uma idéia daqui outra alí, descarto muitas coisas que vejo e ouço e assim nossa família vai se definindo e sendo única e muito feliz.

1 de março de 2012

O ovo

Well, well...essa idéia de escrever sobre "O ovo" veio de um post de uma mamãe que sigo e da minha falta de tempo para me dedicar mais ao blog...sorry.

Então, lá vai uma matéria que encontrei, muito interessante sobre a importância do ovo na alimentação, aproveitando que Alice tira a soneca da tarde e eu tenho blogs para visitar.


O OVO NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL (texto retirado daqui)
Imagine uma ferrovia e um trem correndo por ela, sobre os trilhos... Quando acabam os trilhos, porém, o trem não tem mais para onde ir. Assim é a colina, um importante nutriente encontrado, sobretudo, na gema do ovo: a colina é fundamental para a formação de todos os neurônios, membranas de células e de nervos, importantíssima para a memória e para o desenvolvimento intelectual de todos os seres humanos, em todas as idades. Mas é na infância, especialmente na idade pré-escolar e escolar, quando todas as estruturas cognitivas estão se consolidando (a fala, a acuidade visual, por exemplo) que ela vai ser decisiva. Lembre-se: sem ferrovia não tem como o trem andar. Mas não é só em colina que o ovo é rico não. Ele é um dos alimentos mais completos que existem sendo, inclusive, reconhecido pela FAO/OMS como a proteína padrão. E aqui estamos falando do ovo inteiro, clara e gema. Aliás, o que muita gente não sabe é que a gema contém mais proteína que a própria clara, segundo as tabelas de composição química de alimentos. Sua cor amarela revela a presença de dois carotenóides, a zeaxantina e a luteína, cujo consumo regular previne a degeneração macular, principal causa da cegueira no Brasil e no mundo. A gema ainda é rica em ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados (como o ômega 3, por exemplo), gorduras essenciais ao nosso organismo e comprovadamente benéficas para a nossa saúde. Querem mais? Um ovo de galinha, de mais ou menos 50g, contém quantidades consideráveis de vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro, cálcio, folato, zinco e selênio. Ah! E tem também colesterol: cada gema contem, em média, 213mg de colesterol, nutriente essencial para a produção de hormônios (e no período pubertário nossos baixinhos estão a mil na produção de hormônios, não se esqueçam)! Aliás, foi por este motivo que ele foi banido erroneamente da alimentação nas últimas décadas, pois associações médicas e de nutrição indicavam que a ingestão diária de colesterol não deveria ultrapassar 300mg/dia, e como uma gema tem 213mg, ficava o medo de que o consumo diário pudesse aumentar riscos de doenças cardiovasculares. Este medo é infundado pois, em primeiro lugar, o consumo de uma gema eleva de 1,4 a 6,8mg o colesterol sangüíneo o que, convenhamos, é um valor insignificante. Em segundo lugar, estudos recentes apontam que as recomendações dietéticas para a prevenção de doenças cardiovasculares se concentram num conjunto de ações (como consumir menos gorduras trans e saturadas e menos alimentos com alto índice glicêmico e ricos em sódio, por exemplo), e não simplesmente na redução do colesterol dietético. Dados de dois dos maiores estudos prospectivos de corte (o Health Professionals Follow-up Study e o Nurse’s Health Study), ambos publicados no JAMA, um dos jornais científicos mais respeitados no mundo afirmam que “não há associação significativa entre o consumo de mais de um ovo por dia (ou seja, 365 ovos/ano) e acidente vascular cerebral, doença arterial coronariana ou infarto agudo do miocárdio. Além destes atributos, o ovo é barato, acessível e muito versátil na culinária. Ovos podem ser consumidos diariamente, sim, se preparados de forma adequada: no mínimo 4 unidades por semana, fervidos quentes ou duros, pochês, mexidos ou em omeletes e mais 1 ou 2 contidos em outras preparações (suflês, bolos, panquecas), porém nunca fritos. Ovo não faz mal à saúde, pelo contrário, ele é muito importante na alimentação e, podem crer, o perigo é não comer ovo. Viviane Vogt. Especialista em Nutrição Esportiva, Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional.
Fonte: Viviane Vogt. Especialista em Nutrição Esportiva